terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quais os cuidados na hora de comprar um carro usado?


Com os preços dos carros 0km em ascenção em razão da volta gradual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), lembre-se que, ao optar por um usado é preciso tomar alguns cuidados para que o barato não saia caro e a compra vá parar nos bancos de reclamações dos procons ou na Justiça. A especialista em Defesa do Consumidor do Procon-SP Renata Reis lista cinco pontos fundamentais aos quais o consumidor deve estar atento: a origem do automóvel (se será comprado de revendedora ou diretamente de proprietário), o estado do veículo, se a documentação está em ordem, as condições de pagamento, e os prazos de garantia estabelecidos pelo códigos Civil e de Defesa do Consumidor.

— Comprar um usado é boa opção, pois ao sair da concessionária um carro já desvaloriza cerca de 20%. Muitas vezes é esta a diferença entre um carro zero ‘pelado’ de um usado com todos os opcionais de conforto. Porém, também é preciso tomar vários cuidados antes da compra, pois há o risco de o cliente sair com uma ‘bomba’ na mão e o barato sair muito caro — reforça o educador financeiro e presidente da organização DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Conhecer o produto é o primeiro passo para a compra segura. Renata sugere que o consumidor peça ajuda ao mecânico de confiança para avaliar o estado do carro. Os dois devem ir juntos à revendedora ou, se a compra será feita diretamente de proprietário, ao local combinado. Ao identificar um problema, o consumidor pode negociar com o vendedor o conserto ou um desconto no preço final, caso opte por comprar o carro com o vício.

Para verificar se a documentação e pagamento de multas estão em dia, basta o consumidor anotar a placa do carro e o número do Renavam e fazer a consulta no Detran. Segundo o órgão no Estado do Rio, as informações contidas no cadastro, por motivos de segurança, são de uso exclusivo do sistema, mas é possível consultar sobre multas no site Detran-RJ. Clique no ícone Multas/Consultas/Multas ou Consulta a Multas e digite os números do Renavam do veículo e do CPF/CGC do proprietário.

No site do Detran-RJ também é possível encontrar as listagens dos veículos com documentação irregular e veículos roubados ou furtados.

Outro cuidado importante é verificar a titularidade do carro, ressalta Renata:

— Não compre carros de terceiros. Se a revendedora quiser fazer esse tipo de negócio exija primeiro que ela transfira o carro para o nome dela e depois para o seu. Só quem pode assinar a transferência é o dono do veículo. Os mesmo vale para a compra direta. Se você for comprar o carro que está em nome de ‘João da Silva’ negocie diretamente com ele, e não com o primo, o amigo do dono do carro.

A transferência consiste no processo de atualização de dados cadastrais na Base de Dados do Detran e na Base Índice Nacional (BIN) do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), com a emissão de nova documentação, em decorrência de alienação do veículo.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), após adquirir o veículo usado, o proprietário deve agendar, pelo teleatendimento ou pelo próprio site do Detran-RJ, a transferência de propriedade dentro do prazo legal de 30 dias.

Compare o Custo Efetivo Total e opte pela taxa menor

Ao financiar o pagamento do carro, faça uma pesquisa entre as financeiras para verificar qual delas oferece o menor Custo Efetivo Total (CET) e opte pela que apresentar a menor taxa. Isso significa que você terá escolhido o financiamento que te oferecerá o menor custo ao final da quitação das parcelas.

O CET corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte. A taxa deve ser informada pelas instituições financeiras e pelas sociedades de arrendamento mercantil antes da contratação de operações de crédito e de arrendamento e também em qualquer outro momento, a pedido do cliente.

— Se você costuma atrasar o pagamento de parcelas, na hora de optar pela financiadora também leve em consideração o valor do juro por atraso cobrado. Isso pode pesar consideravelmente em seu bolso — ressalta a especialista do Procon-SP.

Essa análise dever ser criteriosa e feita com calma, aconselha Renata. Por isso, evite entrar na onda do vendedor quando ele argumentar que o carro está sendo muito procurado e você deve fechar o negócio o quanto antes, para não perdê-lo.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário