O preço do carro usado está caindo. Os veículos
ficaram, em média, 15% mais barato e até o IPVA foi reduzido em alguns estados.
Entretanto, enquanto um valor cai, outro sobe. O seguro do carro não acompanha
essa queda no preço.
A matemática dos corretores vai muito além apenas
do preço do carro. Eles levam em conta o roubo, perda, batida. O modelo de
carro muito roubado fica mais caro. Motorista que não tem garagem ou com
histórico de colisões paga mais.
As corretoras consideram o número de roubos no
estado e o índice de acidentes que podem provocar a perda total do veículo e a
seguradora tem que dar outro carro para o cliente ou o reparo. Aí, o problema é
o custo e a falta de peças que encarece o conserto.
As seguradoras tendem a considerar que de cada 10
carros que ela segura, ela tem que deixar dois como reserva técnica. Significa
que ela vai ter custo em pelo menos dois carros.
Por isso comprar um carro mais barato nem sempre é
a saída para economizar no seguro. Em muitos casos, o preço da apólice de um
carro popular chega ao mesmo valor do seguro de alguns carros de alto padrão.
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