terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O que é levado em conta na hora de calcular o seguro de um carro?


O preço do carro usado está caindo. Os veículos ficaram, em média, 15% mais barato e até o IPVA foi reduzido em alguns estados. Entretanto, enquanto um valor cai, outro sobe. O seguro do carro não acompanha essa queda no preço.

A matemática dos corretores vai muito além apenas do preço do carro. Eles levam em conta o roubo, perda, batida. O modelo de carro muito roubado fica mais caro. Motorista que não tem garagem ou com histórico de colisões paga mais.

As corretoras consideram o número de roubos no estado e o índice de acidentes que podem provocar a perda total do veículo e a seguradora tem que dar outro carro para o cliente ou o reparo. Aí, o problema é o custo e a falta de peças que encarece o conserto.

As seguradoras tendem a considerar que de cada 10 carros que ela segura, ela tem que deixar dois como reserva técnica. Significa que ela vai ter custo em pelo menos dois carros.

Por isso comprar um carro mais barato nem sempre é a saída para economizar no seguro. Em muitos casos, o preço da apólice de um carro popular chega ao mesmo valor do seguro de alguns carros de alto padrão.


Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário