terça-feira, 17 de julho de 2012

Vai aderir a uma compra coletiva? Cuidado para não ser lesado


Comprar nos sites de compras coletivas merece cuidados, que devem ser redobrados quando se trata de pacotes turísticos. Uma forma de evitar frustrações e prejuízos. Foi o que aconteceu com um grupo de sete pernambucanos que comprou um pacote turístico de seis dias pelo Peixe Urbano. A oferta incluía seis dias na Espanha, entre Madri e Barcelona, incluindo aéreo, traslados, hospedagem e city tour pela operadora Luxor Viagens, com endereço em São Paulo. Férias programadas para novembro, quando o pacote foi cancelado porque a operadora faliu e deixou consumidores de todo o país na mão. Basta navegar nas redes sociais e no site ReclameAqui para ver os registros das pessoas lesadas. 

A arquiteta Fabíola Limongi, 37, é uma das vítimas. Ela conta que após comprar o cupom tentou contato com a Luxor Viagens várias vezes. Todas as tentativas por e-mail e por telefone foram frustradas. “Eu tinha combinado de encontrar com a minha irmã que mora no Canadá e ela já havia comprado a passagem aérea para nos encontrar em Madri.” Segundo Fabíola, o cancelamento só foi informado a Sueli Manzi, que repassou a notícia desagradável ao grupo.  “Agora estamos correndo atrás do reembolso com o Peixe Urbano, mas ainda não temos informação como será feito o crédito”, lamenta.

Para Sueli, a frustração foi ainda maior porque ela iria realizar o sonho de viajar à Europa. Quando recebeu a oferta do Peixe Urbano, não pestanejou. Falou com a chefia para transferir as férias para viajar com o grupo de amigos. Eles compraram o cupom em março e só em junho foram informados do cancelamento. Decepcionada, ela fala da experiência. “Foi um sonho que virou pesadelo. Estou traumatizada. Até agora a situação ficou no abstrato e não tivemos o ressarcimento do cupom.” Sueli pagou no cartão de crédito dois cupons, em 12 parcelas, e já quitou quatro.

Os órgãos de defesa do consumidor recomendam cautela na compra de pacotes turísticos nos sites de compras coletivas. A primeira dica da advogada Mariana Alves, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é evitar a compra por impulso. Outra recomendação é buscar todas as informações sobre a oferta e fazer uma pesquisa nos sites dos Procons e da Embratur (www.cadastrur.turismo.gov.br).

Nos casos de falência da empresa conveniada, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que a responsabilidade é solidária. “O fornecedor que contribui para a relação de consumo é responsável. Nesse caso, a responsabilidade é do Peixe Urbano, que deverá reparar os prejuízos materiais e morais”, diz Mariana. A coordenadora executiva da Proteste, Maria Inês Dolci, destaca que o consumidor deve ser reparado pela expectativa e frustração da viagem. “O consumidor pode entrar com uma ação indenizatória contra o Peixe Urbano e a Luxor Viagens”, orienta. 

Em nota, a empresa de compras coletivas se pronunciou sobre o caso Luxor. “Para o Peixe Urbano, é importante garantir a satisfação dos nossos usuários e a qualidade e confiabilidade de todas as ofertas que publicamos. Contamos com um processo rigoroso na hora de selecionar e preparar cada uma das ofertas. Neste caso em questão, já criamos alternativas para que todos os usuários que compraram esta oferta e que ainda não fizeram suas viagens possam usufruir de seu cupom através de outra operadora. Para os usuários que desejarem, também oferecemos a opção de cancelamento da compra e reembolso dos valores pagos”.


Fonte: Diario de Pernambuco

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