Comprar nos sites de compras coletivas merece cuidados, que devem ser redobrados quando se trata de pacotes turísticos. Uma forma de evitar frustrações e prejuízos. Foi o que aconteceu com um grupo de sete pernambucanos que comprou um pacote turístico de seis dias pelo Peixe Urbano. A oferta incluía seis dias na Espanha, entre Madri e Barcelona, incluindo aéreo, traslados, hospedagem e city tour pela operadora Luxor Viagens, com endereço em São Paulo. Férias programadas para novembro, quando o pacote foi cancelado porque a operadora faliu e deixou consumidores de todo o país na mão. Basta navegar nas redes sociais e no site ReclameAqui para ver os registros das pessoas lesadas.
A arquiteta Fabíola Limongi, 37, é uma das vítimas. Ela conta que após comprar o cupom tentou contato com a Luxor Viagens várias vezes. Todas as tentativas por e-mail e por telefone foram frustradas. “Eu tinha combinado de encontrar com a minha irmã que mora no Canadá e ela já havia comprado a passagem aérea para nos encontrar em Madri.” Segundo Fabíola, o cancelamento só foi informado a Sueli Manzi, que repassou a notícia desagradável ao grupo. “Agora estamos correndo atrás do reembolso com o Peixe Urbano, mas ainda não temos informação como será feito o crédito”, lamenta.
Para Sueli, a frustração foi ainda maior porque ela iria realizar o sonho de viajar à Europa. Quando recebeu a oferta do Peixe Urbano, não pestanejou. Falou com a chefia para transferir as férias para viajar com o grupo de amigos. Eles compraram o cupom em março e só em junho foram informados do cancelamento. Decepcionada, ela fala da experiência. “Foi um sonho que virou pesadelo. Estou traumatizada. Até agora a situação ficou no abstrato e não tivemos o ressarcimento do cupom.” Sueli pagou no cartão de crédito dois cupons, em 12 parcelas, e já quitou quatro.
Os órgãos de defesa do consumidor recomendam cautela na compra de pacotes turísticos nos sites de compras coletivas. A primeira dica da advogada Mariana Alves, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é evitar a compra por impulso. Outra recomendação é buscar todas as informações sobre a oferta e fazer uma pesquisa nos sites dos Procons e da Embratur (www.cadastrur.turismo.gov.br).
Nos casos de falência da empresa conveniada, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que a responsabilidade é solidária. “O fornecedor que contribui para a relação de consumo é responsável. Nesse caso, a responsabilidade é do Peixe Urbano, que deverá reparar os prejuízos materiais e morais”, diz Mariana. A coordenadora executiva da Proteste, Maria Inês Dolci, destaca que o consumidor deve ser reparado pela expectativa e frustração da viagem. “O consumidor pode entrar com uma ação indenizatória contra o Peixe Urbano e a Luxor Viagens”, orienta.
Em nota, a empresa de compras coletivas se pronunciou sobre o caso Luxor. “Para o Peixe Urbano, é importante garantir a satisfação dos nossos usuários e a qualidade e confiabilidade de todas as ofertas que publicamos. Contamos com um processo rigoroso na hora de selecionar e preparar cada uma das ofertas. Neste caso em questão, já criamos alternativas para que todos os usuários que compraram esta oferta e que ainda não fizeram suas viagens possam usufruir de seu cupom através de outra operadora. Para os usuários que desejarem, também oferecemos a opção de cancelamento da compra e reembolso dos valores pagos”.
Fonte: Diario de Pernambuco
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terça-feira, 17 de julho de 2012
Vai aderir a uma compra coletiva? Cuidado para não ser lesado
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