segunda-feira, 23 de julho de 2012

Por que sentimentos frio quando estamos com febre?


A febre é o aumento da temperatura do corpo, que é causado por desequilíbrio entre a produção de calor no organismo e sua eliminação. A temperatura do nosso corpo se mantém constante através de um sistema termorregulador, localizado no hipotálamo.


Quando o organismo sofre a penetração de microorganismos (vírus, bactéria, etc ), ativa seus mecanismos de defesa, ou seja, produção de anticorpos. A fabricação de anticorpos demanda muitaenergia e libera, além do calor, substâncias como o pirógeno endógeno, que vão pertubar a termorregulaçao cerebral.

O calor liberado é responsável pelo aumento da temperatura do corpo, porém, todo esse calor precisa ser eliminado para o exterior do corpo, para que o organismo não superaqueça.

A sensação de frio decorre desta perda de calor na superfície do corpo, através da dilatação dos vasos sanguíneos da pele, irradiando mais calor para o exterior, o que faz com que se sinta o corpo quente. O que ocorre na transpiração é que o suor exalado pelo corpo esfria quando sobre a pele, e, como o corpo está muito quente, causa a sensação de frio.

Assim, quando estamos com febre nossa temperatura fica muito maior que a temperatura do ambiente, desta forma liberamos calor. Quando a pele perde muito calor rapidamente, sentimos frio. Outro fator que contribui para reforçar a sensação de frio, é o aumento da transpiração, que, ao evaporar sobre a pele, também tem a função de resfriar o corpo.

Dúvidas e sugestões de artigos escrevam nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário