quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Como aproveitar o máximo seu tempo de estudo?


Olha a ciência dando uma ajudinha aos universitários. Nesta época de tempo cada vez mais escasso, coloco a disposição de vocês algumas dicas de como tirar melhor proveito daquelas poucas e preciosas horas que temos disponíveis para estudar.
Pesquisas têm mostrado que algumas técnicas de estudo do “senso comum” — como sempre ler no mesmo local calmo ou gastar horas em um momento de concentração em um assunto — não promovem aprendizagem de longo prazo. E alguns hábitos que você deve suspeitar não são tão bons, como o estudo de últimos minutos antes de exames, podem até ser pior do que você pensou. Segue três princípios tirados a partir de pesquisas na área da psicologia cognitiva:
1. Espace suas sessões de estudo: décadas de pesquisa têm demonstrado que ter um espaçamento entre sessões de estudo por um período maior de tempo melhora a memória de longo prazo. Em outras palavras, se você tem 12 horas para gastar em um assunto, é melhor estudar isso por três horas a cada semana por quatro semanas do que acumular todas às 12 horas na quarta semana. Possivelmente, isso acontece em razão de esquecermos o que aprendemos na sua sessão de estudo inicial. Então, quando voltamos ao material, a nova sessão de estudo estimula as nossas memórias. Este processo — esquecimento e recuperação — ajudaria a consolidar o novo conhecimento no lugar.
2. Misture seus assuntos: ao contrário do que diz o senso comum o ideal não é sentar e se concentrar em um único assunto por quanto tempo você puder ficar. As pesquisas indicam que misturar tarefas e tópicos é uma aposta melhor. Como no espaçamento, a chave pode estar na aprendizagem, esquecimento e reaprendizagem que ajuda o cérebro a consolidar a nova informação para o longo prazo. Outro fator relevante seria o “entrelaçamento” dos assuntos estudados, que nos forçaria a notar e processar as similaridades e diferenças entre as coisas que estamos tentando aprender, nos permitindo uma compreensão melhor e mais profunda do material.
3. Teste a si próprio: buscar lembrar-se de informações ajuda a fortalecer sua aprendizagem de longo prazo. Em outras palavras, podemos não gostar de participar de um quiz no final de cada aula ou testar a nós mesmos toda vez que terminamos de ler um capítulo, mas fazer isso provavelmente nos ajudaria a lembrar do material no exame final — e até mesmo depois que a aula terminasse.

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