- Compare o preço do produto exposto no site com os de outras lojas. Desconfie caso ele seja muito abaixo dos demais.
- Pesquise na internet sobre o site, antes de comprar, para ver a opinião de clientes.
- Acesse sites especializados em tratar reclamações de consumidores insatisfeitos, para verificar se há queixas contra a empresa.
- Acesse os sites, tanto do sistema de gerenciamento de pagamentos como o responsável pelas vendas, diretamente do navegador, sem clicar em links recebidos em e-mails.
- Conheça bem o site do seu banco, tente memorizar a página do cliente e a sequência da inserção de senhas solicitadas.
- Mantenha o sistema operacional, o navegador e o antivírus permanentemente atualizados.
- Golpistas usam a técnica da “ansiedade” e criam a necessidade de o cliente atualizar os dados com rapidez, sempre impondo uma condição: se você não atualizar agora, sua conta será cancelada. Desconfie.
- Cuidado com e-mails de destinatários estranhos oferecendo desconto em produtos ou solicitando alteração de dados pessoais com inserção de senhas.
- Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois incorporam melhores mecanismos de segurança.
- Não realize operações em equipamentos públicos ou que não tenham programas antivírus atualizados, nem em equipamento que não conheça.
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